quinta-feira, 31 de março de 2011

Ciências complementares

Por Márcia De Luca
 


Segundo os livros sagrados do Hinduísmo, os Vedas, Yoga e Ayurveda são ciências irmãs que caminham juntas há milênios para o benefício da humanidade. Enquanto Ayurveda é a ciência védica da cura do corpo e da mente, que depende da auto-transformação; yoga é a ciência védica da auto-transformação, que depende do bom funcionamento do corpo e da mente. Ou seja, as duas disciplinas são interdependentes e quando associadas têm seus efeitos potencializados.

Da raiz sânscrita yug, Yoga significa unir e refere-se à junção de corpo, mente e espírito em um contínuo único, que por sua vez se conecta ao espírito ou consciência universal. Essa união é simultaneamente o destino da prática e o meio para se chegar lá – o caminho que se faz ao caminhar.

Quando o eu individual, jiva, une-se à pura consciência, Brahma -- realidade imutável que libera o espírito do sentido da separação –, o ser humano liberta-se de maya, a ilusão do tempo, espaço e causa, e atinge samadhi, estado de autoconsciência e felicidade plena que é o objetivo final do yoga.
Na verdade, tudo na vida é yoga na medida em que toda vida tem como objetivo consciente ou inconsciente a reintegração com o cosmos. Yoga é uma maneira de tomarmos consciência do movimento natural de abandono do individual para voltarmos ao todo.

Cursos realcionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário