sexta-feira, 25 de março de 2011

Peso Perfeito

Por Márcia De Luca

Os seres humanos estão, em geral, extremamente preocupados com o problema do excesso de peso.

Para alguns de nós existem realmente boas razões para esta preocupação e para outros não. Mas mesmo quando alguém tem preocupações válidas sobre seu peso, as ações tomadas como resultado são muitas vezes ineficazes e até mesmo perigosas para a saúde.

Existe uma confusão de atitudes que nos deixam incrédulos quanto às possibilidades para mudanças positivas: dietas de ataque, exercícios extenuantes, desordens alimentares, tais como anorexia e bulimia e o efeito "ioiô" que segue às dietas podem ser um perigoso risco para sua saúde.

Inteligência natural
Segundo Ayurveda, o sistema de cura mais antigo do mundo, nossos corpos não são só estruturas sólidas como parecem, mas sim rios de inteligência, informação e energia, constantemente se renovando. O corpo humano é muito mais um processo do que uma “coisa” propriamente dita e o que importa então é o seu funcionamento. Nosso corpo está constantemente mudando e existe dentro de nós uma inteligência que controla esta mudança, a mesma inteligência que controla as mudanças da natureza.

Você consegue perceber como a natureza é perfeita e organizada? Se você observá-la e seguir seus sábios ensinamentos, o resultado será o mesmo em você: perfeição e organização.

Portanto é importantíssimo aqui reorganizar o conceito de “ponto de referência”, tirá-lo de fora e transferi-lo para dentro. Os “pré-conceitos” determinados pela sociedade sobre o padrão ideal de beleza não devem ser mais importantes do que esta inteligência que existe e governa o ser humano. A partir de agora usaremos então a “autorreferência”. Devemos aprender a ouvir os sinais de conforto e desconforto que esta mesma inteligência nos manda. Utilize então quatro palavrinhas mágicas: atenção, intenção, conforto e desconforto. Estas atitudes gerarão uma ação espontânea que será a correta para você. Em outras palavras, você deve ouvir a sabedoria da sua própria natureza.

Atenção e intenção
Uma dica eficiente é começar a prestar atenção no medidor do seu “nível de fome”. Tome o sério compromisso de obedecer este conceito: imagine que o seu estômago é um tanque de gasolina mensurável de zero a dez.

O conceito básico é que você coma apenas e somente quando estiver com o estômago vazio. Qualquer alimento que for ingerido sem fome estará automaticamente sendo metabolizado como ama (que em sânscrito quer dizer toxina) e não como energia.

Portanto, preste atenção nos sinais da sua inteligência interior e coma quando você estiver realmente com fome, ou seja, quando o nível do seu tanque de gasolina estiver no nível dois. Com o tempo você sentirá prazer com a sensação de estar com o estômago levemente vazio.

Pare de comer quando o marcador estiver no nível sete, permitindo assim que os alimentos tenham espaço suficiente para serem devidamente metabolizados.

Coma realmente quando você estiver com fome, mesmo que seja em horários diversos. Com o tempo o seu corpo acostumará e você terá fome nas horas certas. O ideal é, no futuro, comer nos mesmos horários todos os dias.

Márcia De Luca é praticante, estudante e professora de Yoga e Ayurveda, autora de diversos livros sobre o assunto e idealizadora do Ciymam – Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda.

Um comentário:

  1. Adorei, vou prestar atenção sobre a minha intenção de comer para não ter aquele desconforto gerado pela culpa, tipo: comi demais!

    ResponderExcluir